Bees Wrap
E só porque hoje, dia 20 de Maio se comemora o dia das abelhas, (se quiserem saber mais sobre este dia, vejam este link da UN) hoje vou falar sobre mais uma #EcoChange que fiz e que envolve as abelhas. Que envolve a cera das abelhas mais precisamente.
É o Bees Wrap, não sei se já ouviram falar. Mas é um substituto mais sustentável e natural a película aderente e ao papel de alumínio. Este que tenho, da marca BeesWrap (uma marca americana) é feito de algodão biológico, cera de abelha, óleo de jojoba e resina de árvores. Já tenho mais uns em mente, de uma marca que adoro (Haps), porque apesar de ser uma solução mais sustentável ainda tem o seu fim de vida. É reutilizável, lavável, compostável, e se bem cuidado pode durar até cerca de 1 ano.
Basicamente é um pano que é facilmente moldável pelo quente das nossas mãos, e que podemos usar como tampa, ou para embrulhar alimentos.
É preciso ter-se alguns cuidados com o material, para que este dure o mais tempo possível, como lavar com agua fria, e com um sabão natural, não aproximar de fontes de calor, como água quente, microondas, maquinas de lavar a loiça, porque ao fazer isso a cera irá aquecer e por sua vez derreter (acreditem, fala uma pessoa que já cometeu esse erro).
Se é a melhor solução do mundo, não diria, mas o facto de ter deixado de usar descartáveis de papel de alumínio e película aderente foi para mim um grande impacto. Pode ser parvo o que vou dizer, mas sinto que também passei a poupar mais agua, porque em vez de por exemplo tirar o que sobrou do jantar da frigideira para uma caixa, assim posso só colocar o BeesWrap por cima da frigideira e não tenho de lavar mais uma caixa.
Visto que este é feito através da cera das abelhas, sei que também existem opções vegan, que não utilizam a cera na sua composição, apesar de esta cera ter sido obtida de forma sustentável, sem magoar nenhuma abelha, os vegans não utilizam derivados ou provenientes dos animais, que é o caso do mel e da cera.
Tem muitas lojas que vendem os bees wrap, e também existem opções vegan (que não utilizam a cera de abelha), ou até podem fazer os vossos bees wrap em casa. Basta terem uns pedaços de tecido em algodão, e cera de abelha, podem colocar a cera por cima do pano bem espalhada e levar ao forno, ou com um ferro e um pano para proteger, passar a ferro, de maneira a que a cera derreta e que fique no tecido. E se bem cuidados, podem sempre ir colocando mais cera de abelha, para irem reutilizando o mesmo tecido.
Ainda sobre o dia de hoje, porque afinal de contas estas mudanças todas, são feitas para ajudar o planeta, não deixa de ser importante dar valor ao trabalho dos animais polinizadores, como as abelhas, e o seu enorme contributo para a nossa sobrevivencia. Sim eu disse sobrevivencia, porque a polinização é um processo fundamental para os nossos ecosistemas.
E por ser um dia muito importante, para se dar valor as abelhas e a todo o processo de polinização, aconselho-vos a verem o filme Bee Movie, que retrata muito bem isso.
Mi
P.S. Vejam também a primeira ecochange e uma vida mais conscienciosa.