Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adorable Mi

Motherhood, Recipes and Lifestyle

Adorable Mi

Motherhood, Recipes and Lifestyle

05.06.20

Copo menstrual FAQ

copo menstrual

Hoje vou falar de um assunto que ainda parece ser tabu, apesar de aparecer todos os meses. É isso mesmo, vou falar da menstruação, e das #EcoChanges associadas ao tema. Vou dividir este tema em dois posts, o copo menstrual e os pensos reutilizáveis. Vou começar com a minha experiência com o copo menstrual.

Uso o copo menstrual há precisamente um ano, e vou tentar responder as questões que também gostaria que me tivessem respondido.

 

copo menstrual

O que é o copo menstrual?

O copo menstrual é uma alternativa ecológica e sem químicos aos tradicionais tampões ou pensos higiénicos utilizados durante a menstruação. É como o nome indica um copo, que recolhe o sangue, e é introduzido na vagina como um tampão.

De que é feito o copo?

Existem várias marcas, com diferentes tamanhos, e diferentes materiais. Por norma são feitos 100% de silicone médico (como o que uso da OrganiCup), mas há marcas que também têm em borracha ( nome técnico elastómero termoplástico - junção de borracha com plástico), como é o caso da marca Me Luna,  para as pessoas que possam ser alérgicos ao silicone, ou que prefiram essa alternativa.

Como se insere/retira o copo menstrual?

Esta é a questão mais importante de todas, pois não vou mentir, pessoas que usam tampões com aplicador, porque não se podem tocar ou tocar no sangue, esqueçam-la o copo. Para inserir o copo, tem de se dobrar, para que ele fique com metade do seu tamanho, e introduzir com o dedo na vagina, tal como se coloca um tampão. Para verificar se está bem colocado ele tem de voltar a abrir fazendo assim vácuo, e fica preso no canal vaginal. Para que fique bem posicionado, a sua pega (o pauzinho do fim do copo) deve estar todo fora do canal vaginal, e deve se sentir o fundo do copo preso no canal vaginal.

Para se retirar, é fazer uma pinça com os dedos e apertar o fundo do copo, não é puxar a pega (pauzinho do fim do copo), tem de se apertar o fundo do copo, para que entre ar e que perca o vácuo que tem, para que se possa puxar o copo. Neste processo, os dedos vão ficar com sangue, talvez nas primeiras vezes seja necessário, por falta de habito, ter de colocar o dedo mais para dentro da vagina, o que faz com que se toque em mais sangue.

Assim que o copo sair, eu costumo verter o sangue diretamente na sanita (faço este processo toda sentada na sanita), e passo o copo por agua, e volto a coloca-lo.

copo mesntrual

Depois de colocado incomoda ou faz alergia?

Não é suposto incomodar, e se bem colocado até vão se esquecer que o estão a utilizar. Claro que das primeiras vezes vão ter mais dificuldade em colocar da maneira correta, porque ao contrario do tampão, que é só empurrar o mais fundo que conseguirem, o copo precisa de ser colocado no sitio certo, e tem de ficar em vácuo. Ao contrario dos tampões e dos pensos que tem imensos químicos na sua composição, a única alergia que podem vir a ter com o copo é se forem realmente alérgicas ao material, neste caso o silicone ou elastómero termoplástico. Sempre que terminarem a menstruação, lavem e esterilizem o copo, e antes de voltarem a menstrual, esterilizem-no uma vez mais antes de o colocar.

E não há fugas?

Sim, podem existir fugas, principalmente nas primeiras vezes, e por vários motivos. Não é normal que assim aconteça, e por isso é preciso perceber o que está errado. Pode ser a escolha errada do copo, o tamanho a baixo do indicado, pode ter ficado mal colocado, e por não ter ficado em vácuo, o sangue escorreu a volta do copo, ou pode acontecer como no meu caso, que devido ao DIU (não hormonal) passei a ter um fluxo extremamente abundante, e até perceber com que regularidade tinha de mudar o copo, tive algumas fugas.

Neste caso posso dar dois exemplos, para as meninas que usam o DIU como eu, e que normalmente trocavam o tampão de hora a hora, com o copo aconselho a fazer o mesmo, pelo menos foi assim que fiz, durante os primeiros dias, e com isto refiro-me as meninas que tem mesmo muito fluxo. Após tirar o DIU, posso dizer que fico perfeitamente confortável 6 horas sem esvaziar o copo.

O tempo recomendado do esvaziamento do copo é de no máximo 12h, por uma questão de higiene. Por isso, pode-se ficar com o copo perfeitamente 12h.

E porque usar o copo?

Para além de um dos melhores benéficos ser para a nossa saúde, por não ter nenhum químico, e não nos deixar com nenhuma alergia ou irritação, o seu impacto ambiental é também muito importante. Um copo menstrual tem a duração de 10 anos, ou seja, devemos comprar 3 ou 4 copos durante a nossa vida, porque em média a mulher menstrua durante 40 anos (o que também é bom para a nossa carteira). Este produto não cria lixo, enquanto que os tampões cheios de químicos e plásticos, vão ficar anos a decompor-se nos aterros, ou nos mares, porque ainda há muitas mulheres que deitam os tampões pela sanita.

No próximo post, falo do uso dos pensos descartáveis e do impacto ambiental. Espero que tenham ficado mais esclarecidas, e que pelo menos sintam vontade de experimentar.

 

Mi

 

P.S. Vejam também a minha primeira opinião sobre o copo menstrual.

 

copo menstrual

Guardem esta imagem no Pinterest para pesquisarem mais tarde.

 

 

 

 

Follow us on Instagram

About me

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vamos marcar uma sessão fotográfica?