Fraldas Reutilizáveis
O segundo post sobre as minhas #EcoChanges não podia deixar de ser sobre as Fraldas Reutilizáveis. Não quero estar aqui a repetir as mesmas coisas, até porque tenho dois posts a falar sobre isso mesmo, o que nos levou a trocar para as fraldas reutilizáveis , e os sistemas de fraldas que usamos.
Mas como sabem gosto de partilhar as minhas experiências, e as minhas trocas ecológicas, para que de alguma maneira possa incentivar outros a fazer o mesmo.
Fizemos esta troca não só pelo facto de ser melhor para o planeta, mas pelo conjunto de todas as coisas a favor dessa troca, pelo planeta, pela saúde, pelo dinheiro. O facto de ter tido o conhecimento de que uma fralda descartável demora 500 anos a decompor-se (e vamos supor que os nossos aterros iram melhorar ao longo destes anos, porque se não este número irá aumentar claramente), levou-me a pesquisar mais sobre o assunto e tentar perceber melhor como funcionavam as coisas.
Acho que a grande maioria das pessoas não quer saber ou não tem sequer noção das coisas a nossa volta. Acredito que ninguém saiba, ou esteja preocupado em saber o que são os aterros e como eles funcionam.
Faço reciclagem desde que me lembro, das melhores coisas que trouxe da casa dos meus pais, foram esses ensinamentos. Mas nunca me questionei para onde iria o lixo e o que era feito com ele, para mim, o lixo ia para o lixo e ponto. Mas a verdade é que o lixo vai efetivamente para algum sitio, para os aterros, e cabe-nos a nós tentar diminuir esse lixo, que por não ter condições próprias, irá fazer com que o degradamento das coisas (por não atingir o solo e assim proceder ao processo de degradação) se arraste por longos anos. E então quando se fala de plástico (o componente principal das fraldas descartáveis), esse tem um longo caminho pela frente.
E agora os mais entendido iram perguntar, ora mas a produção das fraldas reutilizáveis e as lavagens também prejudicam o planeta. E é sem dúvida verdade, mas agora falando, sem dados confirmados, vamos supor que é preciso 1l de agua para fazer uma fralda descartavel, e 1l de agua para fazer uma fralda reutilizável, logo ai, pelo numero de fraldas descartáveis vs reutilizáveis a serem produzidos já se vê logo a diferença. Ah mas as reutilizáveis tens de lavar! Exatamente, e na minha humilde opinião, prefiro fazer mais duas maquinas de roupa por semana (que hoje em dia com maquinas ecológicas o seu consumo é quase nulo) do que enviar para o aterro 6570 fraldas (uma media de fraldas usadas desde o nascimento até ao desfralde) que iram demorar 500 anos a decompor-se.
Já a pensar nesse mesmo facto, achei por bem não ter um grande stock de fraldas reutilizáveis (que é mais aconselhado para não desgastar tanto as fraldas), e ter apenas o necessário para o nosso dia-a-dia. Neste momento o meu stock é constituído por 20 Fraldas (foi aumentando um pouco porque recebi algumas de oferta), o que me permite que ele use 5/6 fraldas por dia, e lavo de 2 em 2 dias e ainda tenho fraldas para usar enquanto as outras estão a secar. Resolvi ter um stock pequeno já a pensar nesse mesmo ponto.
Mi
P.S. Vejam também o que é preciso para entrar no mundo das fraldas e como as lavar.