Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adorable Mi

Motherhood, Recipes and Lifestyle

Adorable Mi

Motherhood, Recipes and Lifestyle

31.03.20

O que é preciso para entrar no mundo das FR

DSC_0424.JPG

Tem havido um aumento de compras de fraldas reutilizáveis, não sei se estão com medo que acabe o stock de fraldas descartáveis nos supermercados, ou se simplesmente depois de passarem algum tempo em casa tiveram tempo de pensar e começaram a dar mais valor ás pequenas coisas, ao ambiente e a sustentabilidade. Independentemente disso, fico muito feliz com o aumento dos rabinhos de pano por aqui, não só por serem rabinhos mais saudáveis, como em tempos de crise ajuda muito na poupança.

O que me leva a escrever este post, sobre o que é necessário para começar a usar fraldas reutilizáveis.

A primeira coisa é fácil, fraldas. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis, com vários sistemas diferentes, a questão é encontrar o tipo de fralda que se ajusta melhor às nossas rotinas, ao dia a dia do bebé, e ao propósito que lhe vamos dar, fraldas para sair, fraldas para a noite, para o dia a dia, etc.

Irei escrever um post só sobre os tipos de fraldas que existem, mas para quem é novo nisto, vamos lá tentar perceber por onde começar.

Para já existem dois tipos de "tamanhos" de fraldas. As de tamanho único, que vão acompanhando o crescimento do bebé (dos 3,5kg até ao desfralde) e as de tamanho variável, tal como os pacotes de fraldas descartáveis, os tamanhos de acordo com o peso do bebé (por exemplo tamanho 2 dos 3 aos 6 kg).

Ora, na minha opinião, e isso vale o que vale, faz sentido comprar fraldas para uma primeira etapa de recém nascido, fraldas de tamanho variável, e depois apostar nas fraldas de tamanho único, uma vez que as fraldas de tamanho único começam a partir dos 3,5kg/4kg. O que nas fraldas de recém nascido, visto ser necessário mudar muitas vezes de fralda, convém ter um sistema em que se possa usar a mesma capa e irem-se mudando apenas os absorventes.

O que me leva aos sistemas de fraldas. Para simplificar existem 3 tipos de sistemas. As tudo-em-um (AIO & AI2), as de bolso, e de duas peças (que no fundo são as fraldas de pano de antigamente dos nossos avós).

As fraldas reutilizáveis são compostas por duas componentes, o absorvente e a parte impermeável.

As fraldas de sistema tudo-em-um, como o nome indica, já tem tudo junto, a fralda impermeável com o absorvente cosido.

As fraldas de bolso, são a fralda impermeável, em que se coloca o absorvente dentro do bolso da fralda.

E as fraldas de duas peças, funcionam como as fraldas de antigamente, um pano ( musselina) que é o absorvente, e uma capa impermeável colocada por cima do pano. Dentro deste sistema, existem pelo menos 3 tipos diferentes de "panos", o pano (musselina) como os de antigamente, em que se enrola a volta do bebé e se prende com o "alfinete de dama" que hoje em dia não se usa, mas utiliza-se um objeto, de seu nome, snappi, para esse efeito de prender o pano; as ajustadas, que é como se fosse uma fralda, mas só de pano (ou seja, vai ser necessário colocar a capa impermeável por cima); e as de contorno, muito parecidas ás ajustadas. Qualquer uma destas 3 formas mencionadas acima, necessitam de uma capa impermeável por cima.

DSC_0536.JPG

Agora que já deu para perceber mais ou menos os tipos de fraldas que existem, vamos lá ver então o que é preciso comprar para entrar neste mundo das fraldas reutilizáveis.

Existem itens obrigatórios, como as fraldas, o balde, o saco de fraldas para guardar na rua, e os itens opcionais, como os absorventes extra, os liners, o saco para lavar as fraldas e as toalhitas reutilizáveis.

Como já tinha dito, o primeiro item é fraldas, não precisam de ir a correr compra 40 fraldas de uma vez, ninguém compra o stock completo, vai se fazendo o stock de fraldas conforme a necessidade, mas diria que o mínimo necessário para se começar a full time, teriam de ser umas 12 fraldas, que dá uma média de 6 fraldas por dia. O ideal seria entre 15 e 20 para não ter de se lavar as fraldas todos os dias.

DSC_0537.JPG

Não necessita de ser logo no inicio, mas mais para a frente será necessário comprar absorventes extra (também existem vários tipos de absorventes, mas deixamos isso para outro post tá). Pois conforme os bebés vão crescendo vão fazendo cada vez mais xixis, ou xixis maiores.

DSC_0542.JPG

Vamos precisar de um balde, para guardar todas as fraldas sujas. Pode ser um balde qualquer, mas convém que seja um balde com tampa.

Ainda sobre a parte das fraldas sujas, não é obrigatório, mas convém ter um saco dentro do balde, existem sacos próprios para se colocar as fraldas sujas, mas também se pode usar um saco de rede (os sacos de rede de lavar peças delicadas na maquina da roupa), ou um outro saco que seja aberto, para se puder colocar as fraldas sujas no tambor da maquina sem ser preciso tocar nelas.

DSC_0533.JPG

E por falar em saco, será preciso também um saco para a rua para as guardar , as fraldas sujas quando se sai a rua. Mais uma vez, existem sacos próprios para o efeito, mas aqueles sacos de praia de guardar os fatos de banho molhados faz o mesmo efeito, alguns com menos ou mais capacidade que outros.

DSC_0538.JPG

E os liners, aquela palavra que cria tanta confusão no mundo das fraldas. Os liners são folhas degradáveis, ou reutilizáveis que se coloca sobre a fralda e que permite ser mais fácil retirar o coco das fraldas. No caso dos liners degradáveis (como na imagem a cima) basta agarrar a folhinha e mandar a folha com o coco pela sanita ou para o lixo. No caso dos reutilizáveis, é só despejar o coco na sanita e por o liner para lavar juntamente com as fraldas.

DSC_0535.JPG

E já que falamos de objetos reutilizáveis, porque não também começar a usar toalhitas reutilizáveis. Que são no fundo pequenos paninhos, de algodão que se utiliza para limpar os rabinhos entre as trocas de fraldas.

 

Embora faça muita mensao, a nossa marca preferida de fraldas reutilizaveis, a Bambino mio não vou estar aqui a indicalas porque o importante é saber o que é necessario para se inicitar neste mundo das fraldas reutilizaveis, e existem varios sistemas de fraldas, e estas foram para nós as melhores e que melhor se adaptaram ao nosso estilo de vida, mas existem varios modelos de fraldas, assim como marcas com varios precos.

Para além disso, existem alternativas mais baratas, tal com o balde, os sacos tanto para lavar como para levar para a rua, não precisam de ser de marca, basta encontrarem uma alternativa mais barata. Assim como as toalhitas reutilizaveis, neste caso estes são da Fluffy Organic & Eco, mas podem ser feitos em casa, atravez do corte de toalhas velhas de algodão.

Espero que se sintam mais preparados agora para iniciar neste mundo das fraldas reutilizaveis.

 

Mi

 

P.S. vejam também como lavo as fraldas de pano e porque começamos a usá-las.

Necessário para FR

Guardem esta imagem no Pinterest para pesquisarem mais tarde.

 

Follow us on Instagram

About me

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vamos marcar uma sessão fotográfica?